APRESENTAÇÃO
Com a constituição, em 1996, da M2PR, lançava-se o desafio de desenvolver uma solução empresarial que proporcionasse, a consumidores finais, habitações a preço de custo com optimização fiscal. Esta inovação no panorama imobiliário nacional traduziu-se no modelo imobiliário desenvolvido, designado por Promoção de Auto-Construção Imobiliária.

Trata-se de um modelo caracterizado, grosso modo, por os próprios futuros condóminos (designados por "consortes") serem promotores das suas fracções, sendo, para tanto, co-titulares de um fundo comum, bem como de tudo o que com este seja adquirido, designadamente o terreno. Sendo as suas vontades aglutinadas por um mandatário, a M2PR.

 

Assim se proporciona as vantagens das cooperativas (designadamente prescindir da intermediação do promotor imobiliário e correspondente custo), acrescidas da vantagem do não pagamento de I.M.T. (antiga SISA) relativamente à parcela preço da construção.

 

Explicite-se: a M2PR, representa os proprietários em todas as etapas de um empreendimento imobiliário, aquisição do terreno, na contratação de projectistas, consultores, empreiteiro, financiamento bancário, e, também, junto de entidades oficiais várias - câmaras municipais, cartórios, conservatórias, repartições de finanças. A actividade da M2PR culmina na divisão da coisa comum e entrega a cada consorte da sua fracção.

 

Assinale-se, ainda, que dando resposta a exigências várias do mercado imobiliário, e complementando o crescimento da M2PR, estabeleceram-se colaborações privilegiadas/ participações sociais com gabinetes projectistas, fiscalização de obra, consultoria jurídica, cartórios notariais e mediação imobiliária. Propiciando assim, resposta nas difierentes fases dos empreendimentos e aumento das oportunidades de negócio.